top of page

Instituto Nação

O Instituto Nação é uma organização sem fins lucrativos criada por João Nascimento e Alexandre Alves em 2009 no bairro do Rio Pequeno.

 

Nação significa formação de um povo, uma sociedade, uma consciência interpessoal que se mantém unida pelos mesmos valores sociais, uma reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, território, costume, língua e cultura. O elemento dominante subjetivo para o estabelecimento de uma nação está fortemente vinculado à convicção do viver coletivo, em virtude do qual o indivíduo passa a fazer parte de um organismo com vida própria, interesses comuns e necessidades peculiares.


Nesses 15 anos de atuação na zona oeste de São Paulo, o Instituto criou e desenvolveu diversos projetos no âmbito cultural criando assim diversas frentes de atuação.
Cia Treme Terra atuando na produção e pesquisa da cultura negra, festivais como Escola do Samba, Quebrada Cultural e Agô - Mostra de Arte Negra. Na área de produções artísticas audiovisuais, o documentário Danças Negras é uma parceria com a produtora Kalakuta que discute e reflete sobre o pensamento e produção da dança negra. Além do segmento cultural, o Nação atua no setor da moda com a marca N’goma. N’goma Moda surge como um empreendimento com o propósito de fortalecer a economia criativa, por meio de uma linha de roupas personalizadas, customizadas e estilizadas que retratam elementos da cultura negra e periférica. Na linha corporativa a Locus RH é uma empresa de recrutamento e seleção de profissionais para o mercado de trabalho em escala nacional. Buscando formas auto sustentáveis para seguir produzindo arte, o Nação é um pólo cultural da cidade atuando com as comunidades do seu entorno

Missão:

Fomentar a diversidade cultural como ferramenta de transformação social.

Visão:

Um mundo sem fronteiras à diversidade.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page